segunda-feira, 21 de março de 2011

Sistema Imunitário

Este sistema é responsável pela vigilância e destruição de células envelhecidas e anormais ( cancerosas) do próprio organismo. 
Os agentes biológicos capazes de causar doenças aos animais - bactérias, vírus, fungos, protozoários ou animais parasitas, denominam-se agentes patogénicos. 
Os organismos patogénicos podem entrar no corpo dos animais através do ar, da água, dos alimentos e através de lesões da pele ou das mucosas. 

Do ponto de vista bioquímico, cada individuo é único , por isso o sistema imunitário consegue reconhecer aquilo que pertence ao organismo e o que lhe é estranho. Na superfície de cada célula existem glicoproteínas. 
As glicoproteínas da superfície membranar que permitem identificar uma célula  como pertencente ou não a um determinado organismo tomam a designação de marcadores. Estes marcadores são codificados por um conjunto de genes ligados que se encontram no cromossoma 6 e constituem o complexo maior de histocompatibilidade.   

Quando o sistema imunitário detecta marcadores diferentes dos que são próprios do organismo, desencadeia-se uma resposta imunitária. 

               + Resposta imunitária: é um conjunto de processos que permite ao organismo reconhecer a presença de substâncias estranhas ou anormais, de forma a que sejam neutralizadas e eliminadas.  

No ser humano , pode considerar-se dois tipos de resposta imunitária ou mecanismo de defesa:
  - Mecanismos de defesa não específicos ( conhecidos por imunidade inata);
  - Mecanismo de defesa específicos ( conhecidos por imunidade adquirida);

Constituintes do Sistema imunitário:
    - Timo;
    - Medula óssea;
    - Baço;
    - Gânglios linfáticos;
    - Amígdalas;
    - Tecido linfáctico;

Os leucócitos são células efectoras do sistema imunitário. Os leucócitos podem ser:

Sem comentários:

Enviar um comentário