OGM é a sigla para Organismos Geneticamente Modificados, podendo ser também designados por organismos transgénicos.
Estes organismos obtêm-se através de técnicas laboratoriais complexas, que se pode transplantar genes para um outro organismo.
Já se produzem OGM muito diversos, incluindo animais (dos ratos aos peixes), plantas, fungos, bactérias e outros microrganismos.
Vantagens:
+ O alimento pode ser enriquecido com um componente nutricional essencial, como por exemplo, o arroz geneticamente modificado que produz vitamina A.
+ É possível obter alimentos mais baratos. As técnicas de manipulação genética ajudam os agricultores a reduzir os prejuízos
+ A utilização de culturas geneticamente modificadas poderá também ser desenvolvida no sentido de permitir o seu crescimento em ambientes hostis, não afectando assim o Ambiente e podendo também criar novas zonas que se possam cultivar evitando que se desgastem tanto as outras.
Desvantagens:
+ Impactos sobre a biodiversidade. A agricultura e o ambiente serão alterados irreversivelmente.
+ O lugar em que o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode causar resultados inesperados uma vez que os genes de outras partes do organismo podem ser afectados.
+ Não se sabe se os alimentos transgénicos não afectam a saúde humana. A técnica utilizada é muito recente para poder garantir que não surjam problemas no futuro visto que mesmo pequenas alterações podem produzir grandes impactos ao longo de gerações.
+ Efeitos colaterais que não podem ser previstos.
Sem comentários:
Enviar um comentário