As alergias são respostas exageradas a determinados antigénios do meio ambiente designados alergénios.
O primeiro contacto com o alergénio não produz , sintomas ou sinais. No entanto, os linfócitos B diferenciam-se em plasmócitos, produzindo anticorpos Ig E, específicos para esse antigénio. Alguns destes anticorpos ligam-se a células, como os mastócitos e os basófilos, que ficam assim sensibilizados para esse antigénio.
Quando há uma nova exposição ao alergénio, este entra em contacto com os mastócitos e basófilos sensibilizados, que libertam histamina e outras substâncias inflamatórias, que, por sua vez, desencadeiam uma reacção alérgica.
Doenças auto-imunes
As doenças auto-imunes ocorrem quando o sistema imunitário se torna hipersensível a antigénios específicos da células ou dos tecidos do próprio organismo.
Artrite reumatóide |
Lúpus |
Imunodeficiências
Imunodeficiência é, deficiência no funcionamento do sistema imunitário, de um organismo. Pode ser inata ou adquirida.
Imunodeficiência inata: resulta de mutações durante o desenvolvimento embrionário ou por transmissão hereditária.É um conjunto de mecanismos de defesa não específicos de um organismo.
Imunodeficiência grave combinada- SCID |
Imunodeficiência adquirida: Origina-se a partir da exposição do sistema imunitário aos agentes imunossupressores. É um conjunto de mecanismos de de defesa esecíficos de um organismo, que são adquiridos após cada invasão por agentes patogénicos.
SIDA |
Sem comentários:
Enviar um comentário