sexta-feira, 8 de abril de 2011

Desequilíbrios e Doenças

Alergias

As alergias são respostas exageradas a determinados antigénios do meio ambiente designados alergénios.
O primeiro contacto com o alergénio não produz , sintomas ou sinais. No entanto, os linfócitos B diferenciam-se em plasmócitos, produzindo anticorpos Ig E, específicos para esse antigénio. Alguns destes anticorpos ligam-se a células, como os mastócitos e os basófilos, que ficam assim sensibilizados para esse antigénio. 
Quando há uma nova exposição ao alergénio, este entra em contacto com os mastócitos e basófilos sensibilizados, que libertam histamina e outras substâncias inflamatórias, que, por sua vez, desencadeiam uma reacção alérgica. 

Doenças auto-imunes 

As doenças auto-imunes ocorrem quando o sistema imunitário se torna hipersensível a antigénios específicos da células ou dos tecidos do próprio organismo. 

Artrite reumatóide
Lúpus

Imunodeficiências

Imunodeficiência é, deficiência no funcionamento do sistema imunitário, de um organismo. Pode ser inata ou adquirida. 

Imunodeficiência inata: resulta de mutações durante o desenvolvimento embrionário ou por transmissão hereditária.É um conjunto de mecanismos de defesa não específicos de um organismo.
Imunodeficiência grave combinada- SCID
      
Imunodeficiência adquirida: Origina-se a partir da exposição do sistema imunitário aos agentes imunossupressores. É um conjunto de mecanismos de de defesa esecíficos de um organismo, que são adquiridos após cada invasão por agentes patogénicos.

SIDA

Sem comentários:

Enviar um comentário